sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

PITERP - parte 2

Continuando a postagem sobre o PITERP, hoje falaremos sobre os primeiros resultados dos estudo feitos em 1978. Resultados que seriam reavaliados seis anos depois.

PRÉ-LOCALIZAÇÃO DOS TERMINAIS
Antes de chegar à pré-loclaização dos terminais, fez-se uma separação das rodovias que cortam o município de São Paulo em grupos. A separação ficou assim:

- grupo Norte  : SP 330 (rod. Anhanguera)
- grupo Leste  : BR 116 (rod. Dutra) e BR 381 (rod. Fernão Dias)
- grupo Sul     : SP 150 (rod. Anchieta) e SP 160 (rod. Imigrantes)
- grupo Oeste : SP 280 (rod. Castello Branco), SP 270 (rod. Raposo Tavares) e BR 116 (rod. Régis Bittencourt

A partir dessa separação, estabeleceu-se que deveria haver cinco terminais rodoviários:

* Terminal Leste
- atendimento às linhas intermunicipais do grupo Leste
- localização aproximada entre as avenidas Salim Farah Maluf e Aricanduva.

* Terminal Sul
- atendimento às linhas intermunicipais do grupo Sul
- localização próxima às estações São Judas ou Conceição do Metrô, no eixo da avenida dos Bandeirantes.

* Terminal Sudoeste
- atendimento às linhas intermunicipais do grupo Oeste
- localização na região do bairro Butantã, próximo às rodovias Raposo Tavares e Régis Bittencourt.

* Terminal Oeste (Barra Funda)
- atendimento às linhas intermunicipais do grupo Norte

* Terminal Norte (Tietê)
- atendimento a TODAS as linhas interestaduais e internacionais

PRÉ-DIMENSIONAMENTO
- Considerou-se um horizonte de dez anos.
- 60 plataformas de embarque para cada terminal
- demanda estimada em 6 mil partidas em 1990

O próprio estudo admite uma possível superavaliação, constatada na revisão do PITERP em 1984. Sobre essa revisão falaremos na próxima postagem, pois foi ela que baseou a configuração atual.

JABAQUARA, JÚLIO PRESTES....?
Interessante verificar que o estudo de 1978 não inclui o terminal Jabaquara (inaugurado em 77/78) para atender às linhas da Baixada Santista. Pelo contrário, sugere um novo terminal próximo às estações São Judas ou Conceição.
Não inclui também o Júlio Prestes, de propriedade particular e localização inadequada, no centro da cidade.

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